quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Triste fim de mais uma escola no Vale do Jequitinhonha

Foi-se o tempo em que bons resultados educacionais eram sinônimo de respeito para uma Instituição de Ensino, e orgulho para os pais e sociedade em geral. Hoje, com a crescente onda do capitalismo "político", a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual de nossas crianças vai ficando cada vez mais em segundo plano (ou talvez seja melhor dizer em terceiro ou quarto). A prioridade hoje, infelizmente, é quantidade e não qualidade. Como seria bom para a sociedade a união destes dois indicadores!!! Mas, isso levaria tempo e exigiria investimento real. Então opta-se pelo mais fácil: Os investimentos são mínimos (apenas aquilo que é totalmente obrigatório); A quantidade prevalece e se opõe à qualidade, pois é muito mais visível que você tenha um "grande número" de alunos aprovados em um curto espaço de tempo do que levar anos para qualificar, quem sabe, esse mesmo número de indivíduos.
Neste cenário, uma escola - localizada numa diminuta comunidade rural do Vale do Jequitinhonha, pequena no tamanho mas grande em seus objetivos e em suas conquistas, após anos de luta e resistência, pode estar com os dias contados. Mesmo tendo apresentado em 2011 um resultado de 9,18 pontos superior à média das escolas estaduais do município e 28,77 pontos superior à média das escolas municipais, esta escola não encontra o apoio necessário para se manter autônoma e deve, nos próximos dias sucumbir diante da "incoerente" municipalização ou perder sua existência totalmente ao ser "incorporada" por outra escola estadual.

Um comentário:

DÊGA FERNANDES disse...

Narcélio , é realmente triste ver uma Escola Estadual , dar espaço a municipalização ; caso da Escola Estadual Teodolino Rodrigues Peçanha , no Povoado de São Benedito ; onde várias pessoas lá estudaram , e torcem para que a Escola continue sendo Estadual e não seja municipalizada .Isto pode trazer desemprego a vários funcionários Estaduais , que por anos a fio ai trabalhou .Eu me sensibilizo , com a Comunidade , e estou junto por um manifesto , contra a municipalização da Escola Estadual Teodolino Rodrigues Peçanha . Pode me enviar detalhes , que eu vou divulgar no meu blog .
degaangelandia.blogspot .
Abraço a todos os moradores da Comunidade de São Benedito , municipio de Angelândia MG .